Como terapeuta da fala de profissão, não poderia deixar aqui o cantinho sem uma ou outra menção ao meu a fazer diário. Trabalho na maioria com crianças e hoje trago-vos uma dica para as mamãs de serviço, ou avós, ou tias, enfim... Não sei se sabiam que o Terapeuta da Fala é o responsável por trabalhar com bebés pré-termo ou de termo com dificuldades em alimentar-se. Este trabalho na área da neonatologia é normalmente realizado em hospital, mas existem muitos aspetos que podem ser trabalhados em clínica, nomeadamente adequar posturas e tetinas, por exemplo.
Aqui vão algumas estratégias simples que podem adotar com os vossos piolhos para facilitar a amamentação:
- Esperar que a criança esteja bem alerta para começar a amamentação. Se necessário, usar movimentos, toques e sons para acordar bem o bebé.
- Nos primeiros meses, amamentar sempre que o bebé quiser e não dar outra bebida ao bebé a menos que seja por indicação médica.
- O bebé deve estar organizado, ou seja, com os braços e pernas aproximados da linha média do corpo.
- Permitir que o bebé segure o vosso dedo ou uma fralda por exemplo. O reflexo palmar (mão fechada a segurar algo) ajuda a estimular o reflexo de sucção.
- Se necessário, estimular a sucção, apertando ligeiramente as bochechas do bebé e/ou colocando o indicador na horizontal abaixo do queixo do bebé com alguma pressão no sentido do encerramento da boca.
- Também podem estimular a sucção mantendo as mãos do bebé perto da face e boca ou oferecendo a chucha uns minutos antes da amamentação.
- Oferecer a chucha durante uns minutos após a amamentação para evitar refluxo ou regurgitação.
- Escolher chuchas ortodônticas, com aros côncavos que se adaptem às bochechas do bebé e com grandes furos no aro para promover a ventilação
- Caso a criança apenas se alimente do leite da mãe diretamente na mama, evitar a chucha até ser possível, a menos que a criança manifeste muita desorganização ou pouco reflexo de sucção, para evitar confusão de bicos.
- O bebé deve mamar numa mama até a esvaziar e só depois passar para a outra. Na mamada seguinte, oferecer a última mama em que o bebé mamou caso não a tenha esvaziado anteriormente.
- Durante a amamentação favorecer um ritmo, caso o bebé seja muito ansioso e tenha uma sucção muito rápida ou se pelo contrário for muito lento a mamar. O ideal é encontrar um equilíbrio.
- Caso o bebé já beba pelo biberão devem escolher a tetina adequada. Esta deve ser ortodôntica e adaptada à idade do bebé. Caso este tenha pouca força de sucção e demore mais tempo a mamar devem optar pelas tetinas de latex. Caso o bebé tenha uma sucção muito rápida e sôfrega, usem tetinas de silicone. Os biberões ideais são aqueles com ventilação interna eliminando a formação de ar e permitindo que o leite se mantenha junto à tetina. Isto reduz a probabilidade de cólicas e gazes e do bebé bolsar.
- Escolher o tipo de leite adequado às necessidades do bebé, normalmente recomendado pelo pediatra (ex: leite anti-cólicas ou anti-regurgitação).
- No fim da refeição ou no intervalo colocar o bebé na vertical para favorecer o ato de arrotar.
Espero que aproveitem as dicas e que partilhem com amigas, vizinhas, irmãs, primas... Toca a tratar bem dos nossos bebés!
Sem comentários:
Enviar um comentário